Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banco de notícias > IEN participa de apresentação online, comemorativa dos 65 anos da CNEN, promovida pelo MCTI
Início do conteúdo da página

IEN participa de apresentação online, comemorativa dos 65 anos da CNEN, promovida pelo MCTI

Vídeos estão disponíveis na Internet

No dia 10 de outubro, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) comemorou seus 65 anos de existência. Nesta data, o Instituto de Engenharia Nuclear, através do seu pesquisador Paulo Berquó, participou de um dos três vídeos exibidos em streaming na apresentação da CNEN na 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), que teve como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. A SNCT integra o Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações, instituído em 2020 pelo MCTI, e o pesquisador do IEN fez sua intervenção no segundo dos vídeos, intitulado “Qual a importância da energia nuclear no dia a dia dos brasileiros?”.

Berquó falou sobre reatores nucleares, geração de energia e sustentabilidade. Primeiro, relacionou consumo de eletricidade e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mostrando em um gráfico que, em linhas gerais, quanto maior esse consumo nos países, maior o IDH. A seguir, mostrou que as fontes fósseis causam poluição e emissão de dióxido de carbono, defendendo de forma embasada que devem ser utilizadas a energia nuclear e fontes renováveis para mitigação desses efeitos. Enfatizou que as fontes renováveis não são panaceia e que o melhor seria uma combinação das energias solar, eólica e nuclear. Finalizou afirmando que a CNEN, no decorrer de sua história, acompanhou todo o desenvolvimento dos reatores nucleares de fissão.

No referido vídeo, após uma apresentação do diretor da DPD (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento), Madison de Almeida, falou inicialmente a pesquisadora aposentada do IPEN, Nélida Del Mastro, com o tema “Aplicações da radiação na indústria, saúde, agricultura e no meio ambiente”. Nélida foi seguida por Berquó, e finalizou o vídeo o pesquisador Elvis França, do Centro Regional de Ciências Nucleares, (CRCN-NE/CNEN), com o tema “Energia nuclear: traçadores de eventos de importância socioeconômica e ambiental”.

No primeiro vídeo da CNEN, denominado “Aos 65 anos, como a CNEN contribui para o desenvolvimento do setor nuclear brasileiro?”, falaram o presidente da instituição, Paulo Pertusi, o diretor da DPD, o diretor da DRS (Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear), Ricardo Gutterres, e o diretor da DGI (Diretoria de Gestão Institucional), Rogério Barbosa. No terceiro vídeo, intitulado “A energia nuclear é utilizada de forma segura no Brasil”, se pronunciaram o titular da DRS, e os responsáveis pela CGRC (Coordenação Geral de Reatores e Ciclo de Combustível) e pela CGMI (Coordenação Geral de Instalações Médicas e Industriais), respectivamente Jefferson Araújo e Alessandro Facure.

Todas essas apresentações estão disponíveis em https://www.youtube.com/c/mcti/videoshttps://www.youtube.com/c/mcti/videos ou, mais diretamente, https://www.gov.br/cnen/pt-br/material-divulgacao-videos-imagens-publicacoes/videos .

Texto e reportagem de Henrique Davidovich
(Setor de Comunicação Social do IEN/CNEN)

registrado em:
Fim do conteúdo da página