IEN participa de apresentação online, comemorativa dos 65 anos da CNEN, promovida pelo MCTI
Vídeos estão disponíveis na Internet
No dia 10 de outubro, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) comemorou seus 65 anos de existência. Nesta data, o Instituto de Engenharia Nuclear, através do seu pesquisador Paulo Berquó, participou de um dos três vídeos exibidos em streaming na apresentação da CNEN na 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), que teve como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. A SNCT integra o Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações, instituído em 2020 pelo MCTI, e o pesquisador do IEN fez sua intervenção no segundo dos vídeos, intitulado “Qual a importância da energia nuclear no dia a dia dos brasileiros?”.
Berquó falou sobre reatores nucleares, geração de energia e sustentabilidade. Primeiro, relacionou consumo de eletricidade e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mostrando em um gráfico que, em linhas gerais, quanto maior esse consumo nos países, maior o IDH. A seguir, mostrou que as fontes fósseis causam poluição e emissão de dióxido de carbono, defendendo de forma embasada que devem ser utilizadas a energia nuclear e fontes renováveis para mitigação desses efeitos. Enfatizou que as fontes renováveis não são panaceia e que o melhor seria uma combinação das energias solar, eólica e nuclear. Finalizou afirmando que a CNEN, no decorrer de sua história, acompanhou todo o desenvolvimento dos reatores nucleares de fissão.
No referido vídeo, após uma apresentação do diretor da DPD (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento), Madison de Almeida, falou inicialmente a pesquisadora aposentada do IPEN, Nélida Del Mastro, com o tema “Aplicações da radiação na indústria, saúde, agricultura e no meio ambiente”. Nélida foi seguida por Berquó, e finalizou o vídeo o pesquisador Elvis França, do Centro Regional de Ciências Nucleares, (CRCN-NE/CNEN), com o tema “Energia nuclear: traçadores de eventos de importância socioeconômica e ambiental”.
No primeiro vídeo da CNEN, denominado “Aos 65 anos, como a CNEN contribui para o desenvolvimento do setor nuclear brasileiro?”, falaram o presidente da instituição, Paulo Pertusi, o diretor da DPD, o diretor da DRS (Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear), Ricardo Gutterres, e o diretor da DGI (Diretoria de Gestão Institucional), Rogério Barbosa. No terceiro vídeo, intitulado “A energia nuclear é utilizada de forma segura no Brasil”, se pronunciaram o titular da DRS, e os responsáveis pela CGRC (Coordenação Geral de Reatores e Ciclo de Combustível) e pela CGMI (Coordenação Geral de Instalações Médicas e Industriais), respectivamente Jefferson Araújo e Alessandro Facure.
Todas essas apresentações estão disponíveis em https://www.youtube.com/c/mcti/videoshttps://www.youtube.com/c/mcti/videos ou, mais diretamente, https://www.gov.br/cnen/pt-br/material-divulgacao-videos-imagens-publicacoes/videos .
Texto e reportagem de Henrique Davidovich
(Setor de Comunicação Social do IEN/CNEN)
Redes Sociais